Quando monto uma bicicleta, não monto simplesmente uma mountain bike, ou uma road bike. Monto uma infinidade de pequenos projetos, uma soma de muita espera, pesquisa e escolhas. Se fosse só uma montagem para publicação seria simples: como dizem na gíria popular “são só negócios”, apenas geração de conteúdo. Acontece que quando essa escolha é a sua bicicleta pessoal, que você vai olhar todos os dias durante algum tempo (o que pode significar muito para mim e pouco para você, e vice-versa), que você vai pedalar e comparar com seu desempenho em todas as outras bicicletas que teve, a coisa muda! Sem falar num aspecto essencial de cada um que tem uma bicicleta: amor.
Desde o lançamento da nova Epic HT ainda no ano passado (setembro de 2019) eu venho montando esta bicicleta. Foi um caso de amor desde o primeiro dia, no quesito beleza e no desempenho de uma forma geral. Porém alguns detalhes da montagem estavam difíceis de solucionar (devido ao meu perfeccionismo e possibilidade de acesso a componente mundo afora). Um dos dilemas foi resolvido com o lançamento da nova Rock Shox SID SL Raceday. Faltava apenas encontrar um avanço que atendesse aos rigorosos critérios de beleza, leveza e rigidez… Até que em janeiro de 2020 descobri o já anunciado avanço Intend Grace XC (volte 2 posts). Alguns meses se passaram, o mundo virou de cabeça para baixo, e a espera que deveria ser de pouco tempo se estendeu por meses…
Agora finalmente consegui todas as peças do meu quebra-cabeça, e o jogo está completo! O objetivo nunca foi atingir o menor peso – longe disso, a bicicleta deve atender as minhas necessidades de segurança e usabilidade em primeiro lugar. Já se foi o tempo onde montava bicicletas para fotos com pneus impossíveis de utilizar. Hoje o que você vê é o que de fato eu uso! Não tem peça mole, pneu sem selante e sem grip, peças que não sejam de fato seguras e confiáveis (e principalmente rotores que não freiam)!
Xeque-mate. A melhor hardtail que já tive em toda a vida. Espero que gostem!
Antes de quaisquer críticas a respeito da ausência do “Garmin” ou do suporte de caramanhola, suprimi estes detalhes. Mas eu não consigo viver sem os suportes lendários da King (titânio e fazem parte da historia do mtb) e o SRM PC8 (apesar do visual desatualizado nada bate o funcionamento).
SRAM PC8 – simplesmente imbatível.
Descrição de peças e peso:
PEÇA | MODELO | PESO |
CENTRAL | SRAM BSA DUB 68/73 | 77 |
FREIOS | MAGURA MT8 SL RACELINE | 452 |
CASSETE | SRAM XX1 EAGLE 10-50 RAINBOW | 359 |
CORRENTE | 12 SPEED SRAM XX1 EAGLE RAINBOW | 255 |
PEDIVELA | SRAM XX1 QUARQ DUB SL AXS + CARBON TI 36T | 525 |
CAMBIO | SRAM XX1 EAGLE AXS + CERAMIC SPEED OSPW | 372 |
SUSPENSÃO | ROCK SHOX SID SL RACEDAY 100MM + LOCKOUT GRIP | 1367 |
QUADRO | SPECIALIZED EPIC HARDTAIL S-WORKS 2020 WHITE M SIZE | 945 |
GRIPS | ESI GRIPS EXTRA CHUNKY | 71 |
GUIDÃO | MCFK 720MM 6º UD FINISH | 128 |
HEADSET | CANECREEK | 65 |
TOPCAP | SUPAZAZ + TI PARAFUSO | 19 |
ESPAÇADOR | SPECIALIZED CARBON | 25 |
PEDAL | CRANKBROTHERS EGGBEATER 11 + SLEEVE | 185 |
SELIM | TUNE SPEEDNEEDLE 20TWENTY ALCANTARA | 97 |
CANOTE | MCFK 30.9 UD FINISH | 139 |
TROCADOR | SRAM XX1 EAGLE AXS | 71 |
AVANÇO | INTEND GRACE XC | 79 |
PNEU D | MAXXIS ASPEN 2.25 3X EXO TR | 662 |
PNEU T | MAXXIS ASPEN 2.25 3X EXO TR | 665 |
TUBES | MUCOFF SEALANT | 150 |
ROTORES | MAGURA STORM SL 160 + DT SWISS ADAPTER | 234 |
RODAS | BIKEAHEAD BITURBO RS CL BOOST XD | 1179 |
VALVULAS | 45MM TUBELESS ALLOY | 65 |
PESO TOTAL | 8186 |
Considerando que a bicicleta “original” usa Pneus S-Works Renegade 2.1, na mesma configuração a bike reduziria de 300 gramas, então teríamos uma MTB com aproximados 7.800g.