Surfer’s XTC Project!

A vontade de montar essa bike surgiu no final do ano passado, após algumas pesquisas em fóruns gringos, onde a “mania” de lixar os quadros de carbono começou. Mas vale resaltar que, o seu verdadeiro precursor foi o suíço Christopher Sauser e sua Epic totalmente tunada e lixada!


Bom, a principio a idéia parecia estúpida, eu sei, mas com um pouco de paciência, a ajuda de algumas pessoas com conhecimento do material e um pouco de coragem, o projeto teve inicio em Janeiro de 2009. Sempre sob a supervisão do meu amigo Jucelito, engenheiro proprietário da Wega AIRCRAFT www.aerowega.com , uma empresa especializada em construção de Aeronaves. O projeto teve início com a remoção de toda a camada velha de verniz e tinta que cobria o quadro. Utilizamos para isso, lixas com granulometria variando entre 200 e 1000 para os acabamentos finais.


Além da remoção da tinta, alguns outros detalhes foram modificados e inseridos como por exemplo: colagem de um adaptador do tipo Braze-on para utilização de câmbios de speed e instalação dos terminais para os cabos de cambio dianteiro, já que no Giant xtc original, a passagem dos cabos é feita pela parte de baixo de top tube, mas todos os câmbios de speed precisam ser puxados por baixo.


Tudo isso gerou um alivio de aproximadamente 140g no quadro. Antes das modificações, ele pesava cerca de 1.330g no tamanho 17”, depois de finalizado, já com o braze on instalado (que possibilita a utilização de câmbios dianteiros mais leves), ele ficou com exatamente 1.189g! A seguir as fotos de mais essa “loucura” weight weenie.