A Merida apresentou a tão aguardada Big Nine, versão 29 da O´Nine digamos assim. Vários exemplares já foram vistos nas competições mundo afora, porém foi sua estréia para o mercado mundial aconteceu no evento. A novidade que todos esperavam encontrar na Big Nine (XRC 29 tapered) não se tornou realidade, a suspensão (uma mistura de XRC com XMM) utiliza adaptador para a caixa de direção ao invés de uma espiga Tapered (veja detalhes nas fotos). De qualquer maneira, foi um dos test-drives mais prazerosos que já fizemos até hoje. A bicicleta se comporta exatamente como todos gostariam: rígida, confortável e leve (claro). Outro grande lançamento foi a Ninety Nine (sucessora da 96 – Ninety Six), com um pivot totalmente redesenhado e um “design” menos racing, houve uma grande mudança no comportamento da bicicleta. Pilotando a 99 sentimos uma leve semelhança a bicicletas de All Mountain, uma traseira menos racing com maior conforto. A respeito do peso final do quadro, a única informação “boca a boca” foi de que não houve alteração comparado ao modelo anterior.
A Dtswiss mostrou o motivo de ser tão aclamada, carbono com design exclusívo e criações geniais. A linha de suspensões permanece a mesma com a adição dos modelos 29´ XMM 100 e 120mm. A grande novidade neste ano foi a apresentação dos novos cubos DT180 Carbon Ceramic (sucessores dos DT190) e rodas de carbono tubular para mtb (XRC 950T pesando 1120 gramas o par). O preço do conjunto que não agradou ninguém, cerca de 3 mil euros na Europa.
Aguardem, na próxima reportagem a linha completa Scott 2012! Não percam!
Confira as fotos: