Rodas: Crank Brothers Cobalt

 

Tivemos acesso às exclusivas rodas Crank Brothers Cobalt. Esse é o primeiro modelo de rodas da marca norte-americana e eles já entraram no mercado com várias novidades.

O que mais chama atenção nas rodas é o sistema de raios. Eles utilizam o sistema “straight-pull”, como a maioria das rodas de marcas proprietárias, que elimina a curva dos raios. As novidades ficam por conta dos nipples alongados que partem dos cubos até a metade do raio da roda, aonde encontram com os raios (logicamente mais curtos). Os raios têm perfil duplo (double-butted) com as pontas mais grossas e o centro mais fino e são fabricados pela Sapim, famosa marca de raios. Uma outra novidade é a forma que os raios são presos no aro: eles se encaixam em pequenos cilindros presos na parte externa do aro. O principal motivo disso é eliminar os furos nos aros que, segundo a fábrica, aumenta a rigidez da roda, além de tornar o aro tubeless sem a necessidade de adaptações.

O peso da roda dianteira é 700g e da traseira 860g, totalizando 1560g. Infelizmente os pesos são aproximados, já que a balança utilizada só pesa de 20 em 20g…  Não é o par de rodas mais leve do mercado, mas com certeza é o mais bonito! Mesmo assim, seu peso compete diretamente com as famosas Mavic SLR e outras rodas top do mercado.