DOREL compra CALOI

DOREL COMPRA A CALOI, MAIOR MARCA DE BICICLETAS DA AMÉRICA LATINA

Transação eleva o faturamento da divisão de bicicletas da Dorel para mais de US$ 1 bilhão

Montreal, Quebec – 22 de agosto de 2013 – A Dorel Industries Inc. (TSX: DII.A, DII.B) anunciou hoje a compra de 70% das ações da Caloi. Fundada no Brasil em 1898, a Caloi é uma das mais antigas e conceituadas marcas de bicicletas do mundo, sendo a maior da América Latina e a líder do mercado brasileiro. Em 2012, as vendas da Caloi foram de aproximadamente R$ 273,5 milhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A participação da empresa no mercado brasileiro é estimada em mais de 40%. Os resultados da Caloi devem ser, a partir de agora, consolidados nas demonstrações financeiras da Dorel.

O portfólio da Caloi abrange uma grande variedade de bicicletas, desde modelos de alta performance a modelos infantis, incluindo produtos para a prática do mountain bike, para o ciclismo de estrada, para o lazer e para a mobilidade urbana. Os produtos da Caloi são distribuídos em todo o país por meio de diversos canais, tais como bike shops, hipermercados, lojas de brinquedos e lojas de esportes.

A Caloi emprega mais de 900 pessoas em suas diversas unidades, a sede em São Paulo, o Centro de Tecnologia e Logística em Atibaia e sua planta em Manaus, a maior fábrica de bicicletas fora do sudeste asiático, onde são produzidas mais de 700 mil unidades por ano.

O Brasil se tornará um polo de produção para a Dorel e a fábrica da Caloi em Manaus produzirá bicicletas para as marcas da empresa, entre elas Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, para atender não só o mercado brasileiro, mas também o mercado mundial, por meio de exportações.

“Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores empresas de bicicletas do mundo, bem como a líder das Américas”, comentou Martin Schwartz, Presidente e CEO da Dorel. “A divisão de bicicletas se tornou um negócio de um bilhão de dólares em apenas nove anos e vislumbramos um potencial de crescimento muito grande para o futuro. Nosso foco permanece no crescimento do business de bicicletas, o que nos permitirá continuar agregando valor aos nossos acionistas. Estamos muito felizes em receber o time Caloi na Dorel. Eduardo Musa, atual CEO da Caloi, será o presidente da divisão de bicicletas no Brasil e passará a integrar o nosso time global de gestão.”

Schwartz completou que a Dorel está no Brasil desde 2009, quando introduziu sua divisão de produtos infantis. “Desenvolvemos uma forte operação de produtos infantis no Brasil e nesse ano a empresa está crescendo. Apesar dos desafios econômicos do País, do quais estamos cientes, acreditamos que o mercado consumidor é sólido e está no caminho certo. Enxergamos essa transação como uma oportunidade concreta.”

“Nos últimos quatro anos, a Dorel vem ampliando continuamente seu alcance global em mercados de crescimento importantes, como China, Leste Europeu e, agora, Brasil”, disse Robert Baird, CEO e Presidente da Cannondale Sports Unlimited, divisão de bicicletas da Dorel. “A nossa presença global e a inclusão da Caloi ao nosso forte portfólio de marcas contribuirão para alcançarmos a meta de ter nossas marcas presentes em todos os lares, criando experiências inspiradoras e contribuindo para a melhora da saúde e bem-estar de consumidores em todo o mundo”, afirmou o executivo.

“Os benefícios dessa transação serão rapidamente percebidos pelos consumidores brasileiros. O desenvolvimento das marcas globais de bicicletas da Dorel no Brasil será acelerado por meio da estrutura da Caloi, sua equipe de gestão, ampla rede de distribuição e capacidade produtiva. Já, a marca Caloi terá acesso à tecnologia e expertise da Dorel para desenvolver seus produtos”, complementou Baird.

O CEO da Caloi, Eduardo Musa, comemora a parceria como “a conclusão de vários anos de trabalho para transformar o Brasil em um verdadeiro player no mercado mundial de bicicletas. A parceria Caloi/Dorel trará benefícios expressivos para o mercado brasileiro de bicicletas. A expansão das marcas Dorel em nosso mercado ajudará a suprir as crescentes demandas do consumidor brasileiro por alta qualidade, inovação e estilo.”

A Caloi está apoiando atletas brasileiros de ponta em sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A Caloi Elite Team é a única equipe brasileira de mountain bike registrada na UCI.

Perfil da Dorel

Dorel Industries Inc. (TSX: DII.B, DII.A) é uma empresa de produtos infantis e de bicicletas com excelência global. A Dorel cria estilo e inovação na mesma medida em que estabelece padrões de segurança e qualidade. A liderança da Empresa no segmento de estilo de vida é nítida tanto na categoria infantil quanto na de bicicletas, onde ela oferta uma série de produtos criadores de tendência. Entre os renomados produtos da Dorel estão o Safety 1st, Quinny, Cosco, Maxi-Cosi e Bébé Confort, na categoria Infantil, bem como Cannondale, Schwinn, GT, Mongoose, IronHorse e SUGOI na categoria Recreação/Lazer. A divisão de Móveis Residenciais da Dorel comercializa uma grande variedade de móveis nacionais e importados, principalmente na América do Norte. A Dorel tem venda anual de US$ 2,5 bilhões e emprega 5.400 pessoas, em instalações localizadas em 24 países em todo o mundo.

Aviso sobre as declarações prospectivas

Certas declarações contidas neste press release podem ser consideradas “declarações prospectivas”, segundo a acepção das leis de valores mobiliários canadenses aplicáveis. Exceto se assim determinado pelas leis canadenses de valores mobiliários, a Dorel não se compromete a atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja em função de novas informações, futuros eventos ou outro motivo qualquer. Dada sua natureza, as declarações prospectivas estão sujeitas a muitos riscos e incertezas e são baseadas em diversas hipóteses, o que cria a possibilidade de os resultados efetivos divergirem materialmente das expectativas expressas ou implícitas nas declarações prospectivas da Dorel, e de suas expectativas, planos, prioridades estratégicas e perspectivas de negócios não serem alcançados. Consequentemente, a Dorel não garante a concretização de qualquer declaração prospectiva. As declarações prospectivas contidas neste press release têm por objetivo fornecer informações sobre as expectativas e os planos atuais do corpo diretivo da Dorel, permitindo que os investidores e outros públicos entendam melhor seu ambiente operacional. Entretanto, os leitores não têm autorização para fazer nenhum outro uso das declarações prospectivas.

As declarações prospectivas contidas neste press release são baseadas em pressupostos que a Dorel acreditava serem razoáveis na data em que tais declarações prospectivas foram feitas. Entre os fatores que podem fazer com que os resultados efetivos divirjam materialmente das expectativas expressas ou implícitas nas declarações prospectivas da Companhia estão: conjuntura econômica em geral; mudanças nos custos dos produtos e no canal de fornecimento; variações cambiais; risco do cliente e de crédito, incluindo a concentração da receita em poucos clientes; custos associados à responsabilidade pelo produto; mudanças na legislação de imposto de renda ou na interpretação ou aplicação dessas regras; a contínua habilidade de desenvolver produtos e de apoiar as marcas da Dorel; mudanças no ambiente regulatório; acesso contínuo a recursos de capital e custos relacionados a empréstimos; mudanças nas hipóteses usadas na avaliação da reputação (goodwill) e de outros ativos intangíveis; além disso, dependendo dos dividendos declarados pelo Conselho de Administração, não há como a Dorel garantir que sua Política de Dividendos será mantida. Esses e os demais fatores de risco que podem fazer com que os resultados efetivos divirjam materialmente das expectativas expressas ou implícitas nas declarações prospectivas são discutidos no MD&A anual e no Formulário de Informações Anuais arquivados pela Dorel junto às autoridades reguladoras de valores mobiliários canadenses pertinentes. Os fatores de risco descritos nos documentos supramencionados estão especificamente incorporados neste documento, por referência.
A Dorel alerta os leitores de que os riscos acima descritos não são os únicos que podem vir a impactá-la. Outros riscos e incertezas dos quais a Dorel não tem ciência no momento ou que considera imateriais atualmente também podem afetar desfavorável e materialmente seu negócio, sua situação financeira ou o resultado de suas operações. Tendo em vista esses riscos e incertezas, os investidores não devem depositar confiança indevida nestas declarações prospectivas nem considerá-las uma previsão de resultados reais.
Salvo indicação em contrário, as declarações prospectivas não refletem o potencial impacto de um item não recorrente ou de outro item não usual qualquer, nem de eventuais disposições, fusões, aquisições, outras combinações de negócios ou transações que possam vir a ser anunciadas ou que venham a ocorrer após esta data. O impacto financeiro dessas transações e itens não recorrentes ou não usuais podem ser complexos e dependem das particularidades de cada um deles. Portanto, não há como a Dorel descrever o impacto esperado de forma significativa ou da maneira em que a Companhia apresenta os riscos conhecidos que afetam seu negócio.

Publicado por Rafael Metzger – Editor chefe do WW Brasil

Artigo anteriorCabos Powercordz – 2,3 gramas
Próximo artigoTune – Visita
Pai, empresário, ciclista nas horas vagas e apaixonado por bicicletas em tempo integral. Caçador de peças premium, viaja o mundo atrás do mais exclusivo e introduziu várias destas marcas no mercado brasileiro.