S-Works Power Mirror – O reflexo perfeito

Finalmente! Depois de muitos meses literalmente babando nas fotos das bicicletas dos atletas “mundiais” o tão aguardado selim “3d” chegou! A nova geração de selim de bicicleta com o S-Works Power com tecnologia Mirror feita com impressora 3D.

Combinamos mais de 20 anos de experiência em Body Geometry com o Retül, o maior banco de dados do mundo sobre fit em Ciclistas e ciência de materiais de ponta para criar a melhor combinação de desempenho e conforto já vista em um selim: S-Works Power com Mirror. 

A Specialized utiliza atletas profissionais na pesquisa e desenvolvimento dos mais avançados produtos em pré-produção. “Nós estamos imprimindo em 3D (três dimensões) polímeros líquidos através de um processo chamado DLS (sigla para Digital Light Synthesis ou Síntese de Luz Digital) e acreditamos que essa tecnologia pode substituir a espuma em todos os pontos de contato do ciclista. A tecnologia Mirror reflete perfeitamente a anatomia do atleta para melhorar o desempenho, aumentar o conforto e reduzir a chance de lesão. Como o carbono possibilita inovações inigualáveis, o Mirror oferecerá novos benefícios incríveis nos pontos de contato do ciclista com a bike”, explica o time de designers de Body Geometry da Specialized Bicycles Components, em Morgan Hill, Califórnia.

 

A revolução do selim 

Desde os ciclistas das equipes Deceuninck – Quick-Step e BORA-hansgrohe até os pilotos da Specialized Racing XCO, os atletas profissionais foram expostos à nova tecnologia e ajudaram a validar seu desempenho até o final da temporada de 2019. De fato, o selim Power com tecnologia Mirror já vem sendo usada pelo americano Christopher Blevins desde a etapa de Val di Sole (Itália) na Copa do Mundo de MTB de 2019.

“Usamos o processo DLS que cria uma estrutura que replica literalmente milhares de densidades diferentes de espumas em um único selim. É uma parceria com a Carbon, empresa do Vale do Silício que foi pioneira na síntese de luz digital, que não apenas nos permite ajustar infinitamente uma estrutura complexa, mas também reduz drasticamente o tempo de desenvolvimento de novos produtos”, explicam os designers que revelam que mais de 70 designs foram criados em menos de um ano, passando do conceito à amostra em um único dia.

O processo DLS imprime a estrutura da treliça a partir de polímero líquido e, em seguida, ocorre uma segunda reação química em um forno de circulação forçada para fortalecer e definir as propriedades finais do material. A parte superior do Mirror é então impressa e inserida a uma base de trilhos de carbono, por fim, o selim está pronto para teste.

Veja o vídeo: como é a construção do selim Power com tecnologia Mirror: https://www.youtube.com/watch?v=hDdZiOBHuNk&t=12s

Observação: Ative as legendas geradas automaticamente pelo YouTube no canto superior direito do player.

https://www.youtube.com/watch?v=hDdZiOBHuNk&t=12s

A equipe de Body Geometry já validou a capacidade do Mirror de garantir o fluxo sanguíneo nas partes baixas dos ciclistas, reduzindo a pressão dos tecidos moles, além de melhorar o conforto em homens e mulheres. O desenvolvimento continua e a equipe de Body Geometry está analisando possíveis benefícios de desempenho, como vibração reduzida e maior estabilidade pélvica.A incrível versatilidade do Mirror, tanto em design quanto em produção, permite vislumbrar um futuro brilhante para o selins de bicicleta. “O selim Power com tecnologia Mirror chega ao mercado em meados de 2020 e, além disso, imaginamos um futuro em que cada ciclista possa ter seus pontos de contato personalizados e impressos com base em sua própria anatomia e estilo de pilotagem, criando verdadeiramente seu reflexo perfeito”, completa à Specialized.

A parceria com da Specialized e a Carbon tornou possível o desenvolvimento de um design que proporciona aos ciclistas a experiência de ter uma ‘suspensão’ para seus ossos e a melhora significativa do fluxo sanguíneo.

“Nossa parceria com a Specialized representa não apenas uma inovação em tecnologia de selim de bicicleta, mas também o compromisso compartilhado de nossas empresas em promover mudanças significativas, produzindo produtos que melhoram a saúde e o bem-estar humanos”, disse o CEO da Carbon Joseph DeSimone, que tem parcerias com outras gigantes do mercado esportivo, como Adidas e Riddell.
Importante:

  • A parte superior do selim é impressa em 3D que utiliza uma estrutura com patente pendente que pode variar infinitamente a densidade do polímero de uma maneira que a espuma não pode replicar.
  • A estrutura resultante é uma estrutura composta por 14.000 suportes e 7.799 nós, cada um dos quais pode ser ajustado individualmente.
  • A tecnologia Mirror já é validada cientificamente para melhorar o conforto para homens e mulheres, e com um grande potencial no material para estabilizar a pelvis.
  • Estudo de caso: Saiba como a Specialized e a Carbon inovaram com o selim Power Mimic: https://www.carbon3d.com/wp-content/uploads/2019/08/Specialized-Case-Study-1.pdf
  • O novo selim Power Mirror já está disponível nos melhores parceiros da Specialized no Brasil.
  • Preço sugerido no Brasil: R$ 2.999,00

Certamente não fui o único a sair correndo quebrar o “porquinho” hoje.

 

Artigo anteriorRotores – Corsa Estrema leves!
Próximo artigoRoval CLX 2021 – Alpinist x Rapide
Pai, empresário, ciclista nas horas vagas e apaixonado por bicicletas em tempo integral. Caçador de peças premium, viaja o mundo atrás do mais exclusivo e introduziu várias destas marcas no mercado brasileiro.