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Ratchet EXP – O que é?

4, junho, 2020

Com base em 25 anos de experiência em cubos com a tecnologia Star Ratchet, o novo sistema de acionamento DT Swiss Ratchet EXP adota o que há de melhor nisso e aprimora praticamente todas as métricas do cubo. Mais leve, mais rígido e mais durável, também possui um layout drasticamente simplificado com menos peças. O novo Ratchet EXP já está presente em toda a linha de cubos DT180 e 240.

Há 25 anos, a DT Swiss patenteou seu projeto de engate de roda livre Star Ratchet com seus cubos DT Hügi originais, criando uma geração de cubos confiáveis e de alto desempenho que podem ser reparados. Agora que a patente expirou, temos visto mais cubos do tipo catraca versus hélices de lingueta, então a DT está aumentando a aposta com promessas de peso mais leve, rigidez adicional, desempenho de maior precisão, maior durabilidade, manutenção mais fácil e compatibilidade mais simples.

O truque para quase todas as melhorias no Ratchet EXP (o EXP é para Experiência) é menos peças internas. Todo mundo quer um peso mais leve com o mesmo desempenho, então a DT redesenhou os internos de seus cubos para usar menos componentes individuais. Agora, apenas 13 componentes compõem o cubo (com o corpo do freehub também incluindo seus dois rolamentos pressionados).

A DT também introduziu outro truque fácil de manutenção, com as novas tampas incorporando um design de entalhe / lábio que facilita a remoção das ferramentas. Antes você não tinha como remover os endcaps sem riscar ou danificar o acabamento. Agora consegue fazer isso facilmente com os dedos.


Como a DT se livrou das peças? Ao transformar a catraca interna e seu anel rosqueado em um único elemento mais leve, uma das antigas molas cônicas também não é mais necessária. Isso ajuda a diminuir um pouco de peso, mas também resulta em um posicionamento mais consistente e preciso da nova catraca interna. Enroscada na casca do cubo (com uma nova ferramenta fabricada pela DT), a catraca interna permanece no lugar quando o cubo é aberto ou você troca trocas de freehubs, facilitando o acesso também, com menos peças caindo.

O novo anel de catraca externo também é agora pressionado contra sua catraca oposta com uma única mola cilíndrica. A DT diz que isso resulta em um engate mais rápido e completo dos dentes da catraca para um contato mais preciso e, portanto, uma vida útil mais longa.


A integração da catraca interna e do anel roscado também permitiu à DT dobrar o mancal principal do lado da unidade dentro do novo mecanismo da catraca, movendo o mancal cerca de 7 mm para mais perto da saída. O resultado é um aumento de 15% na rigidez. E embora a DT afirme que a rigidez do cubo nunca foi um problema importante para eles, a rigidez extra significa um alinhamento mais preciso das forças às quais o rolamento está exposto, resultando em um aumento significativo na durabilidade do rolamento.

A unidade testada é do padrão 142×12 e 12×100 (para utilização em Road bikes Disc). Impressionante o peso alcançado pelo par de cubos 24 furos, com todos os rolamentos em cerâmica.

A nova tecnologia RATCHET EXP está presente na nova linha Roval de mtb e road e deve estar presente logo também nos cubos Bontrager.

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RAFAEL METZGER

Pai, empresário, ciclista nas horas vagas e apaixonado por bicicletas em tempo integral. Caçador de peças premium, viaja o mundo atrás do mais exclusivo e introduziu várias destas marcas no mercado brasileiro.

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