Offenburg 2011 – 1/2

Offenburg é uma cidade Alemã, localizada no distrito de Ortenaukreis (região administrativa de Freiburg), estado de Baden-Württemberg. Apesar de ser internacionalmente reconhecida pela revista de moda Burda, para os amantes do mtb a cidade tem apenas um significado: uma das melhores pistas de XCO do campeonato mundial. E foi para conferir tudo que se passou na última etapa do dia 29 de maio que estivemos por lá.

A terceira etapa do mundial de mountain bike XCO começou na sexta-feira, com a competição Eliminator, no super circuito. Alguns atletas participaram da competição para descontrair, outros levaram muito à sério e deram o melhor de sí para bater o tempo dos adversários. Neste dia, entre muitos atletas, encontramos o Brasileiro Avancini, também competindo.

Colocar em poucas palavras o que aconteceu durante os dias em que estivemos lá seria complicado. Descrever tudo que ocorreu naquele curto período de tempo com todos os ídolos mundiais da categoria que tanto amamos – impossível. Foram mais de três mil fotos e muitos vídeos, porem aquilo que trouxemos de mais valioso não tem explicação, nem pode ser descrito: só estando lá para saber.  Talvez as fotos falem por si só.

O que podemos adiantar é que a competição foi, no final, o fato de menor importância. A riqueza de informações nos bastidores que antecederam a prova foi inacreditável. A cada ídolo mundial que avistávamos, a cada conversa com um atleta de elite, um novo da mesma equipe aparecia. A cada foto ou autógrafo que coletamos a situação se mostrava ainda mais inacreditável, justamente pelo fato de por tanto tempo termos imaginado como seria conhecer aqueles atletas, apenas para descobrir que o Absalon e a Gunn Rita Dahle são super simpáticos. Pessoas como nós.

Frente as dificuldades em descrever em uma única reportagem todos estes momentos, dividiremos em duas seções distintas: a cobertura dos bastidores, e a competição em sí.

Divirtam-se!

Artigo anteriorI Encontro WW 2011 – Bike Park São Silvano
Próximo artigoOffenburg 2011 – 1.5/2
Pai, empresário, ciclista nas horas vagas e apaixonado por bicicletas em tempo integral. Caçador de peças premium, viaja o mundo atrás do mais exclusivo e introduziu várias destas marcas no mercado brasileiro.